Buscar
  • psicologathaislopes

Pelo que você já sofreu?

Atualizado: 9 de Jul de 2018


Atualmente podemos perceber uma busca cada vez maior no sentido de eliminar a dor, de evitar contato com o próprio sofrimento, é melhor eliminar do que transformar em experiência. A espantosa produção de analgésicos, cada vez mais eficientes, revela “o desejo de se livrar da sensação já que da dor o humano não se livra" (Berlinck, 1999).

É impensável a quantidade de sofrimento existente nos mais variados locais vindo das mais variadas situações.

Quanto mais conheço cada caso, seja de pacientes ou de amigos ou até meus casos já vividos, mais evidente que não existe normalidade e que a dor da angústia é peculiar e subjetiva.

É uma mistura de às vezes fisio, de psíquico e também cultural. Às vezes essa mistura é o que gera e às vezes o que "cura" ou que impede a "cura".

Na relação com o outro estabelecemos expectativas e também armaduras. Relações nos "completam" e nos destroem e nos resgatam. Nos faz sentir vivos e nos tira a vontade de viver e então  nos questionamos o sentido da vida. Ainda não sei a resposta!

No processo terapêutico é precioso quando presenciamos alguns "insights" de pacientes, que sugere uma reflexão sobre o caso e não fuga, de alguma forma após suas falas: "não tinha pensado nisso" ou "nossa, faz muito sentido" ou "será?" - o que não acontece evitando o sofrimento, mas muitas vezes encarando-o sob um outro olhar (cabe salientar que a medicação pode ser considerada dependendo do caso sim). 

De alguns você acompanha sua melhora, no sentido de se perceber e se posicionar diante dos acontecimentos. Outros tem alguns "estalos" e depois de pouco tempo seguem a vida fora consultório. Sim, às vezes dá uma curiosidade de saber o desfecho, mas assim é a vida e suas relações. "Nada é tão bom como o amor, nem tão verdadeiro como o sofrimento." Alfred de Musset

#psicologathaislopes

Postado há 2nd December 2016 por Thais Lopes

1 visualização

PSICÓLOGA THAIS LOPES // CRP 06/111233

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now